quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Edcity lança novo CD "Raízes" para o verão 2011


E estava na hora. Finalmente, seu terceiro CD no estúdio se chama Raízes e conta com músicas típicas da estação mais movimentada do axé e do pagode.

A abertura é feita com uma música nova, Dindim na Com. Em seguida, a aposta de Eddye, Piscadinha (que deveria ser a abertura dos CDs desde Transfiguração). Logo após outro lançamento, Quebra Tudo Negona. Depois Samba Duro, com a participação de Xanddy, do Harmonia do Samba, e duas regravações: Kuduro, de seu antigo projeto Fantasmão, e Ai Delícia, de seus tempos no Parangolé.

Daí em diante, sucessos de outras bandas: Quebradinha, do Parangolé, Firme e Forte, do Psirico, Gata da Academia, da banda Caldeirão, Me Chama, da Black Style, Hit do Posto, da banda A Bronkka, Crawl, do Leva Nóiz, Chora Viola e Viola do Lu, do Harmonia do Samba, Fugidinha de Michel Teló e Tá Vendo Aquela Lua, do Exaltasamba.

Com essa variedade de músicas, o que está faltando?

Eu respondo: Tudo! Falta o conceito, que Eddye veio fortalecendo desde o Fantasmão. Veio mais forte ainda com o disco Rap Groovado. No Transfiguração, estava perfeitamente dosado. No novo Raízes, ele foi simplesmente jogado pelo ralo. Parece um disco novo de Pagofunk "rala bundinha" da Black Style.

Não sei o resto dos fãs - sim, eu sou fanático - mas eu esperava mais da mente brilhante de Edcity. Não esperava ideias como Nossa City e O Mal Contamina em pleno verão, mas sim músicas como Gaiola e Conceito.

Rolou uns boatos por aí de que seria uma jogada de marketing para atrair quem curte este tipo de música. Pode até ser. Mas isto gera ideias do tipo: "Ah, os CDs desse cara eram difu, agora tá ruim pra...". Fica parecendo que se tornou uma banda qualquer.

Mas não é. Não é mesmo. Admiro muito este artista, mas não mudo minha opinião. O CD se tornou mais comercial, no estilo do verão, mas de uma forma muito exagerada.

Ah sim, leio muito os artigos sobre o pagode no Cabaré do Timpin. Ainda espero a opinião dele.

Não sei vocês, nem Edcity, nem Xanddy, nem os fãs, nem o vendedor de pamonha aqui do bairro, mas eu prefiro o Transfiguração.

Baixem o CD e não deixem de comentar aqui! :)

8 comentários:

  1. Caraca, meu! Muito bom o teu blog. Faz pelo menos dois anos que sonho com um blog assim, sobre pagodão, estilo crítico, bem escrito e tocado por alguém que sabe do que está falando.

    Certeza que vou seguir e mais certeza ainda de que vou divulgar no meu Cabaré. E com a POMPA que sua iniativa mereçe.

    PARABÉNS e já aguardo de novas postagens.

    me add no MSN > arialmeida23@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Acompanho a trajetória do nosso querido Edcarlos desde o final do Parangolé. O "Transfiguração" pra mim é o álbum que melhor traduz a essência do groove arrastado. Guitarras com bastante distorção, convenções de percussão e vocais inspirados no rap. O que acontece hoje na minha opinião é a tentativa de colocar de novo a cara de Eddye para todo o Brasil, assim como aconteceu já no final do Fantasmão.
    A pegada continua a mesma, só que temos que lembrar que não só de protesto viverá o Edcity, até porque sabemos que atrás de todo ideal sempre haverá um empresário esperando lucros.
    Vamos esperar, tomara que ele não se venda e faça um CD tão bom quanto o "Transfiguração".

    Parabéns belo blog, admiro muito essas críticas sóbrias sobre o pagode.
    Só quem conhece e gosta, sabe tecer comentários tão bons.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Acompanho EDi desde a banda fantasmão e qm o acompanha a tanto tempo ñ deveria critica-lo pois desde o primeiro cd da banda Edicty Edi jah mostrava a sua adimiração plo samba d raiz cm p exemplo a músik "o samba ñ pd para". Eñ eh pq tem + músiks d samba no cd, ñ qr dizer q Edi deixará d ssser aqle Edi q canta contra o preconceito !!!!

    ResponderExcluir
  4. @PC
    Valeu irmão! As postagens estão lentas, infelizmente (é bem difícil saber de novidades na bRogosfera pagodeira).
    E sim, sabemos que Edcity não é de se vender. Mas é bom advertir, vai que... :)

    @karine
    Mas está exagerado, entende, é uns negócio de "chupa pirulito, chupa pirulito..."...

    Transfiguração era perfeito!

    ResponderExcluir
  5. Concordo com vc pois acompanho ED des do inicio d fantasmão e esse jogo de marketing que ele ta fazendo a maioria dos fãn ñ aprovam, certo q ele como todo os artistas queira almentar o seu publico, ser mais reconhecido, só q mudar o seu estilo cantar musicas q ñ combinam com ele, pra mim ñ é um bom jeito de conceguir fãns. Seria muito melhor ele seguir fasendo o trabalho dele como sempre fez, como foi dito quando eles foram chamados para o perc pan, fassa o seu trabalho q sera reconhecido (FOIUMACOISAASSIM).
    Se ele continuase com o trabalho q ele fez em TRANSFIGURAÇÃO seria perfeito

    ResponderExcluir
  6. @mille_city_dormundo

    Isso aí!

    Tipo assim, vamos imaginar que estamos espremendo laranjas para fazer um suco. Edcity é o cara das laranjas perfeitas. Se botar laranjas podres, estraga o suco todo, tá ligado?

    Assim que eu penso.

    ResponderExcluir
  7. kara edcity é massa d+ ond passa arrasta a galera!!
    o melhor sucesso dele é TRAIRA que ele fez quando estava brigado com o cantor de shak style!!
    mais hoje ja estão de boa os 2 !!
    É isso aii .. vou mandando 1 abração pra vcs valleu !!

    ResponderExcluir
  8. @ramon
    Traíra é massa mesmo... Alguns achavam que era contra Tierry e Cassinho, outros achavam que era contra Nenel. Cria um certo enigma por onde passa.
    Mas que eles estão de boa já se sabe, já que gravaram juntos a música "Na Cocó".

    ResponderExcluir